Restaurando vasos de honra

06/08/2011 08:22

 Restaurando vasos de honra

Texto: Jr. 18.1-6.

Introdução: Até alcançarmos a estatura de homem perfeito, passamos por fases. Mas, algumas pessoas, insistem em continuar da mesma forma. Não esqueça que pó volta ao pó.

1.    Quando ainda somos pó.

O Todo Poderoso, certamente, tem um projeto para cada criatura sua; não é da vontade de Deus que nenhuma se perca. Por que então algumas não permitem que o Espírito Santo comece a realizar o plano que Deus tem em suas vidas. Tais pessoas escondem seus talentos, negligenciam a obra, dando primazia aos seus projetos em detrimento aos de Deus. .Mateus 25.24-30 fala do servo negligente que escondeu na terra o seu talento. Terra é carne; carne é inimizade contra Deus.

O barro está na mesa do oleiro. O homem como barro, é essa a identidade de todo ser que não teve ainda um encontro com Jesus, contudo, o barro está na mesa de Deus, o criador tem planos para esse barro. Jo 3.16.

Enquanto Deus não por as mãos no barro nada acontece, todavia, o barro primeiro precisa quebrantar-se. Is 57.15. As lágrimas do quebrantamento dá ao barro a liga necessária para o atuar de Deus.

2.    O vaso quebrado.

O vaso foi quebrado nas mãos do oleiro, por quê? Certamente que não estava do jeito que o oleiro queria. Por que o vaso quebrado não foi jogado fora? O oleiro tem planos até mesmo para vasos quebrados.

Há somente duas maneiras de sair da mesa do oleiro:

·         Como vaso de honra.

·         Ou soprado por Deus.

 

3.    A Trindade atuando no vaso.

·         A primeira ação é a do Espírito Santo, é Ele quem convence o homem ainda na forma de barro. Jo16. 8.

·         A segunda fase é quando Deus coloca as suas mãos na massa para moldar o vaso. Sl 113.7

·         A terceira fase é quando o vaso pronto é levado por Deus para secar-se ao calor do sol da justiça.

4.    A identidade do vaso.

As impressões digitais conferem aos homens as suas identidades, entenda que são as mãos de Deus que moldam os vasos, agora o vaso recebe a identidade de Deus.

Deus levantou você como vaso de honra (2Tm 2. 20,21), preparado para toda a boa obra.